11 3107-4505

Acesse a área restrita a clientes.

Blog

Home Mídia

Quer abrir uma franquia? Conheça os aspectos contábeis e fiscais para não ter surpresas no futuro

26/07/2017
image

O empreendedor sonha em abrir uma franquia, porém após a inauguração o sonho pode se tornar um pesadelo se ele não enxergar as áreas contábil e fiscal com a importância que merecem. Afinal, se as regras não forem cumpridas e os diversos impostos pagos, o resultado é uma enorme dor de cabeça lá na frente.

O empreendedor, tanto o franqueador, quanto o franqueado, devem saber que a contabilidade é importante para gerir seus negócios de forma eficaz e obter a rentabilidade esperada. É importante possuir um parceiro contábil, como a ProLink Contábil que possui conhecimento para que todas as normas fiscais e contábeis sejam cumpridas minimizando riscos de autuações fiscais.

Para cumprir a legislação fiscal e contábil de acordo com as normas em vigor, os empresários devem solicitar periodicamente Balanço Patrimonial. Dessa forma, o parceiro fornecerá as informações necessárias para o fisco e também para a tomada de decisões. Somente uma empresa de contabilidade oferece dados formais e científicos que permitem atender a essa necessidade.

Diferenciais das franquias

As franquias têm responsabilidades previstas em contrato e devem cumprir toda a legislação societária, fiscal, contábil e de folha de pagamento por “carregarem” a marca que já conceituada.

Quanto aos impostos, tudo depende do enquadramento tributário. O comércio varejista, por exemplo, pode se enquadrar no Simples Nacional com uma alíquota de imposto que começa nos 4%. Essa é a grande diferença, pois geralmente a carga tributária das demais empresas é de 10 a 16%. Cada caso deve ser analisado individualmente.

Fonte: https://www.abfexpo.com.br/pt/imprensa/noticias-do-franchising/quer-abrir-uma-franquia.html 


Sobre a ABF Expo 2017:

21 - 24 de Junho de 2017
4ª a 6ª das 13h às 21h
Sábado das 11h30 às 18h30
Expo Center Norte - Pavilhões Branco e Azul - São Paulo - SP - Brasil