11 3107-4505

Acesse a área restrita a clientes.

Perdeu o prazo de declaração do Imposto de Renda 2017? Saiba como proceder!

05/05/2017 Imposto de Renda Pessoa Física
image

Perder o prazo de entrega ou não declarar o Imposto de Renda pode trazer algumas dores de cabeça ao contribuinte. De imediato, a primeira consequência é que o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ganha o status de pendente de regularização e, com isso, a vida financeira do contribuinte se complica, uma vez que a consulta do documento é essencial na realização de várias tarefas.


Na prática, o contribuinte com CPF pendente de regularização fica impedido, por exemplo, de fazer empréstimos, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, tirar passaporte e até mesmo prestar concursos públicos, além de ter problemas em movimentações de sua conta bancária.


Quais são as consequências de perder o prazo do Imposto de Renda?

Como dito anteriormente, primeira consequência imediata é a alteração do status do CPF para “Pendente de Regularização”. Outra consequência que se aplica em seguida é a multa. Assim que você realizar a transmissão da Declaração fora do prazo, o sistema da Receita Federal acusará a sua situação de atraso e emitirá a Notificação de Lançamento da multa.


O site da Receita Federal informa o valor que você terá de pagar: “multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devido.”


Ou seja, quanto mais você demorar para entregar seu IR atrasado, maior será a multa. Até o último dia do mês subsequente, ela é de 1% do imposto devido ou R$ 165,74 , sendo considerado o valor que for maior. Já no segundo mês de atraso, o percentual passa para 2% e assim por diante.


Vale lembrar que, se você não fizer o pagamento e tiver restituição a ser recebida, a multa com os acréscimos legais será deduzida do valor a restituir.


E se o contribuinte que é obrigado a declarar “foge” de sua obrigação? Nesses casos, pode haver um processo administrativo, onde serão aplicadas multas mais pesadas. Se ainda assim o contribuinte optar por não pagar, ele poderá ser investigado e processado por sonegação fiscal, que pode gerar punição de 2 a 5 anos de prisão, além da multa.


Com toda a certeza, o melhor a se fazer em caso de perda do prazo de Declaração do Imposto de Renda é contatar um profissional que entenda bem do assunto. Na ProLink você encontra especialistas que terão a solução ideal para a sua necessidade. Entre em contato conosco, e aproveite para regularizar sua situação cadastral o mais rápido possível, com pessoas que entendendo tudo do assunto.

Veja mais notícias nessa categoria

image

Como declarar compra e posse de imóveis no Imposto de Renda 2017?

São Paulo – Operações como a compra, venda, doação e posse de imóveis devem ser declaradas no Imposto de Renda 2017.A posse de imóveis que custem mais do que 300 mil reais,…

image

IR 2017: Preciso informar CPF dos inquilinos na minha declaração?

Pergunta da leitora: Lanço mensalmente o recebimento de alugueis no “Carne-Leão”. Não há campo para informar de quem recebo. Quando faço a declaração do Imposto de Renda, importo os dados…