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O que a sua empresa precisa fazer para deixar de perder clientes?

24/07/2017 Dicas
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Com consumidores cada vez mais conectados, as avaliações online (reviews) passaram a ocupar o lugar da famosa propaganda boca-a-boca. Na chamada era da avaliação online, somos todos formadores de opinião na internet e nossos pontos de vista são levados em consideração por milhares de outros consumidores. Diante da infinidade de avaliações online sobre produtos e serviços disponíveis ao alcance de um clique, as empresas que ainda não gerenciam sua reputação online podem estar perdendo clientes.

Por isso, prestar atenção nas informações compartilhadas pelos clientes sobre o seu negócio no ambiente digital, seja nas redes sociais como Facebook ou páginas destinadas exclusivamente para avaliações online como o TripAdvisor, Google, GuiaMais ou Yelp, é essencial.

O comportamento dos consumidores está se modificando rapidamente e as empresas precisam acompanhar essas transformações no mesmo ritmo. Agora, antes de decidir pela compra de um produto ou serviço, pesquisamos e conferimos uma variedade de avaliações online compartilhadas na internet. Esse novo hábito só foi possível com o avanço da internet, que proporcionou o protagonismo do consumidor no meio digital. Diante da realidade atual, a gestão de avaliações online passou a ser considerada uma estratégia inovadora que deve ser incorporada à rotina das empresas.

Mas porque se preocupar com as avaliações online dos seus clientes?

Nas avaliações online, os consumidores compartilham suas experiências positivas ou negativas. É por meio da análise das avaliações deixadas por outros consumidores na internet que conseguimos embasar nossa decisão de compra. Nesse sentido, a forma como a sua empresa se posiciona na internet e interage com seus clientes nas mais variadas plataformas é determinante para o sucesso do negócio.

A partir do que o seu cliente diz nesses espaços é possível detectar falhas no serviço, pontos de melhoria, além de possibilitar a conquista de novos clientes, de acordo com seu ranqueamento e posicionamento adotado nos canais digitais.

- 90% dos consumidores escrevem avaliações online porque querem contribuir com a decisão de outras pessoas que estão pesquisando por um produto, serviço ou local;

- 74% dos consumidores escrevem avaliações online porque querem ajudar as empresas a fazerem melhorias;

- 62% dos consumidores escrevem avaliações online porque dar um feedback público é a melhor maneira de fazer a empresa ouvir.

Deixar de responder uma avaliação online ou até mesmo demorar a fazer isso, pesa negativamente diante dos consumidores, uma vez que os reviews funcionam como uma vitrine da sua empresa.

Assuma o controle das avaliações online e passe a usá-las a favor do seu negócio

Por ser considerada uma estratégia relativamente nova na realidade das empresas brasileiras, os gestores ainda sentem dificuldade em conciliar a gestão de reviews às suas demandas diárias. A solução pode estar na contratação de soluções inovadoras, que promovam a automação e a otimização do gerenciamento das avaliações online nos mais variados sites.

- 90% dos consumidores dizem que avaliações positivas influenciam na sua decisão de compra;

- 88% dos consumidores confiam em reviews da mesma maneira que recomendações pessoais;

- 57% dos consumidores dizem evitar negócios com avaliações negativas.

Os dados demonstram a necessidade das empresas passarem a assumir o controle das avaliações online. Uma gestão feita de forma profissional irá aumentar a sua reputação online, o que impacta diretamente no faturamento da sua empresa. Independentemente da área de atuação do seu negócio, realizar a gestão das avaliações online e interagir de forma adequada com os clientes no ambiente digital pode evitar com que sua empresa continue perdendo clientes. E, você, sabe o que os clientes estão falando sobre o seu negócio na internet e como essas avaliações estão impactando no seu faturamento?

 

Autor: Santiago Edo - Fonte: Administradores

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