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5 principais dores de um franqueador na Gestão de franquias

28/08/2017 Franquias
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Assim como em qualquer outro negócio, realizar a gestão estratégica de franquias nem sempre é uma tarefa fácil. Pelo contrário, exige muito empenho, dedicação e estudo por parte do gestor se a sobrevivência e crescimento sustentável do negócio no mercado é desejável.

 

No entanto, existem algumas situações e aspectos da gestão que são verdadeiras dores de cabeça para os franqueados, e que parecem praticamente impossíveis de serem resolvidas. Contudo, a boa notícia é que com empenho e visão estratégica, elas podem ser resolvidas. Mas a primeira tarefa para isso é o gestor tomar consciência das mesmas. São algumas dessas encruzilhadas em gestão de franquias que você verá abaixo.

 

Rotinas e papéis da equipe

 

Mesmo com contratos esmiuçados à exaustão, a falta de clareza entre as tarefas e papéis de franqueador e franqueados é uma das maiores causas de confusão e desgastes neste modelo de negócio. O resultado é que diversas expectativas não são atingidas e sobra frustração para ambos os lados. Dessa forma, além das particularidades do negócio, todos os envolvidos devem ter claro que ao franqueador cabe a gestão estratégica, e aos franqueados a montagem e execução de um planejamento de negócios anual.

 

Equipe das unidades franqueadas

 

Quando se analisa o panorama do mercado brasileiro através da óptica dos recursos humanos, constata-se que nele um dos maiores problemas está na grande rotatividade de mão de obra.

 

Isso significa que, mesmo que haja mão de obra, existem enormes dificuldades para fazer com que os colaboradores estejam em sintonia com a missão e objetivos organizacionais da franquia. O resultado é uma equipe pouco qualificada e investimentos pesados em treinamentos que de outra forma poderiam ser evitados.

 

Falta de gestão

 

Um problema muito comum na gestão de franquias é que os gestores das unidades, por obedecerem a uma “ordem maior”, muitas vezes se ausentam da responsabilidade de verdadeiramente gerir o negócio, uma vez que ele não é propriamente seu. Trata-se de um problema muito sério, pois apenas um atendimento ruim ou uma prestação de serviços sem os níveis de qualidade exigidos podem estragar uma reputação que precisou de muito tempo e esforço para ser construída.

 

Falta de planejamento

 

Uma consequência direta da falta do compromisso dos gestores de unidades parceiras é a ausência de um planejamento para a correta execução das atividades administrativas e comerciais da empresa. Assim como qualquer estrutura que opera por meio de rede, as franquias exigem extrema sintonia e alinhamento de práticas e operações, algo que só pode ser conseguido por meio de um planejamento estratégico sério e que leve em consideração a cooperação de todos os envolvidos, o que no contexto das franquias nem sempre é uma realidade.

 

Falta de entendimento

 

Ter um canal de comunicação formal e direta entre franqueados e franqueadores é uma parte fundamental da gestão de toda e qualquer franquia, pois é através desse canal que dúvidas podem ser resolvidas, situações podem ser relatadas e soluções podem ser comunicadas. No entanto, na prática se observa que muitos gestores não possuem disponibilidade para falar com seus parceiros ou não utilizam o canal com a frequência necessária. O resultado é a falta de entendimento sobre diversos fatores-chave do negócio, prejudicando seu desempenho no mercado.

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