11 3107-4505

Acesse a área restrita a clientes.

Contabilidade segura: o que fazer para garantir o sucesso da minha​ ​contabilidade?

12/10/2017 Contábil
image

Empresários e gestores enfrentam uma série de desafios na hora de resolver questões da área contábil, como, por exemplo, dominar o complexo cenário da legislação tributária do país, conhecer as tecnologias disponíveis e conseguir comunicar​ ​as​ ​informações​ ​da​ ​forma​ ​mais​ ​didática​ ​possível.

 Pensando nisso, a ProLink selecionou 5 dicas que vão ajudá-lo na hora de lidar com questões​ ​contábeis​ ​que​ ​surgem​ ​no​ ​dia​ ​a​ ​dia.

 

1.​ ​Estude​ ​sempre

Procure​ ​por​ ​cursos​ ​de​ ​atualização​ ​específicos​ ​para​ ​seus​ ​interesses​ ​profissionais.

 Os Conselhos Regionais de Contabilidade, em consonância com o Conselho Federal de Contabilidade oferecem cursos e seminários que atendem ao Programa de Educação Continuada da entidade, em especial no que se refere às normas e legislações. É possível cursar módulos como: “Cálculo do Simples Nacional e Declaração”​ ​e​ ​“Retenção​ ​na​ ​Fonte​ ​de​ ​INSS​ ​–​ ​Pessoas​ ​Jurídicas​ ​e​ ​Físicas”.

 

 2.​ ​Fique​ ​por​ ​dentro​ ​novidades​ ​tecnológicas

Imagine o diferencial competitivo que um escritório que atua com sistemas integrados de gestão empresarial tem em relação a outro que ainda não trabalha com ERP? É preciso ficar atento a tudo o que aparece como ferramenta. Conhecer  novos recursos tecnológicos é um dos requisitos básicos para atender à demanda do mercado por informações detalhadas. Isso será significativo para tomadas de decisões​ ​mais​ ​assertivas. 

 Softwares de otimização de processos, por exemplo, garantem maior agilidade e excelente relação custo/benefício. Além disso, é preciso considerar também o​ ​impacto​ ​que​ ​a​ ​tecnologia​ ​tem​ ​no​ ​atendimento​ ​ao​ ​cliente.

 

 3.​ ​Conheça​ ​bem​ ​a​ ​Legislação

No Brasil, as leis são alteradas com frequência muito grande. Atualizações e inserções são comuns, por isso, cabe ao profissional de contabilidade se ater às exigências​ ​de​ ​sua​ ​área.

 Atente-se às informações que começam a surgir nos meios de comunicação e acompanhe seus desdobramentos nos órgãos oficiais, procurando sempre compreender​ ​os​ ​processos.

 

4.​ ​Planeje​ ​suas​ ​estratégias​ ​de​ ​negócio

Faça uma análise do momento passado e, a partir de então, defina suas estratégias para a ação a ser tomada. Comece sempre com a definição clara dos objetivos a serem​ ​alcançados.

 Um escritório de contabilidade faz isso o tempo todo para otimizar a gestão de clientes. 

 Fazer uma pesquisa de mercado para identificar as possibilidades presentes, bem​ ​como​ ​as​ ​ações​ ​da​ ​concorrência,​ ​também​ ​é​ ​uma​ ​ótima​ ​medida.

 

 5.​​ ​​Gestão​ ​de​ ​RH

O contador deve estar sempre atualizado sobre questões trabalhistas, para orientar seus clientes quanto à melhor maneira de contratar (ou desligar) colaboradores. Profissionais sem o devido preparo técnico podem expor os clientes à multas e penalidades legais, por isso, esse é um ponto muito importante da atualização profissional.

 

 Além de seguir estas dicas, fique de olho em tudo o que acontece no mundo da contabilidade, isso é importante para que você faça com que seu escritório esteja sempre​ ​um​ ​passo​ ​à​ ​frente​ ​na​ ​hora​ ​de​ ​incorporar​ ​inovações.

 Para facilitar seu caminho, a ProLink possui um time de profissionais altamente capacitados e qualificados que, além de dominar os assuntos contábeis eser referência no mercado, será capaz de auxiliar no desenvolvimento e crescimento​ ​da​ ​sua​ ​empresa.

 Conte com nosso conhecimento e experiência em contabilidade. Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça já as nossas soluções personalizadas. 

Veja mais notícias nessa categoria

image

Quais documentos devo enviar ao meu contador?

Veja quais os principais documentos que você deve enviar ao seu contador para que ele possa cuidar da contabilidade da sua empresa de forma eficiente.Um contador não cuida apenas da parte técnica das…

image

Boas práticas contábeis para a saúde da sua empresa

Algumas práticas comuns dos empresários podem acarretar prejuízos tanto para a pessoa jurídica quanto para a pessoa física. Separamos 4 boas práticas contábeis para evitar riscos de fiscalizações…