11 3107-4505

Acesse a área restrita a clientes.

IR 2017: Preciso informar CPF dos inquilinos na minha declaração?

17/04/2017 Imposto de Renda Pessoa Física
image

Pergunta da leitora: Lanço mensalmente o recebimento de alugueis no “Carne-Leão”. Não há campo para informar de quem recebo. Quando faço a declaração do Imposto de Renda, importo os dados e nada preencho sobre o nome e CPF dos inquilinos. É isso mesmo?

Sim. A obrigatoriedade de indicação do CPF da fonte pagadora é restrita aos dentistas, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e advogados.

Para seu caso, como se trata de rendimento de aluguel recebido, não há obrigatoriedade de indicação do CPF da fonte pagadora.

Tal rendimento, o imposto recolhido, bem como as deduções admitidas devem ser informadas na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior” na aba “Outras informações”.


Renata Borowski Gonçalves Batista 

EXAME.com vai responder diariamente, entre 2 de março e 28 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2017. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Veja mais notícias nessa categoria

image

Perdeu o prazo de declaração do Imposto de Renda 2017? Saiba como proceder!

Perder o prazo de entrega ou não declarar o Imposto de Renda pode trazer algumas dores de cabeça ao contribuinte. De imediato, a primeira consequência é que o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ganha…

image

Como declarar compra e posse de imóveis no Imposto de Renda 2017?

São Paulo – Operações como a compra, venda, doação e posse de imóveis devem ser declaradas no Imposto de Renda 2017.A posse de imóveis que custem mais do que 300 mil reais,…