11 3107-4505

Acesse a área restrita a clientes.

Prestadores de Serviços

Oportunidades no mercado contábil e tributário para empresas de TI

25/07/2016 Profissionais de TI
image

Tudo evolui na vida e na área contábil e fiscal não houve exceções a esta regra.


A revolução do serviço público digital que se iniciou em 2007 com a nota fiscal eletrônica foi um marco extremamente representativo para a área contábil e se transformou em mercado promissor para as atividades de TI.

Quando a tecnologia da informática se apresentou como um verdadeiro universo a ser explorado os empreendimentos observaram que as ferramentas antes manuais poderiam ser otimizadas com ganho de tempo, exatidão e simplificação das atividades.

O conceito desenvolvido por Adam Smith em 1776 da divisão do trabalho ganhou novas dimensões quando a tecnologia da informação se instalou e tomou conta da própria vida das pessoas.

Para as empresa de TI surgiu um mercado fértil quase sem limites e, vendo como a dinâmica tributária e fiscal do Brasil é uma constante (por dia alteram-se quase 226 regras das leis), concretiza-se a máxima de que o tempo de resposta para as questões devem ser extremamente rápidos.

Nas ferramentas de TI, particularmente para área contábil e fiscal, encontra-se essa realidade no dia a dia e a parceria entre TI e contabilidade será ainda maior, principalmente a busca incessante de melhorias. Basta ver próprio fisco que se utiliza do trabalho das empresas de TI para desenvolverem suas metodologias de fiscalização e auditorias nos contribuintes que hoje são praticamente on-line e as empresas se adaptando e investindo no aprimoramento tecnológico para atender as demandas do governo.

Sou do tempo das escriturações manuais e acompanho de perto toda essa odisseia e a maravilha de ver como este casamento entre contabilidade e empresas de TI se demonstra muito criativo e dinâmico nos fazendo acreditar que temos ainda lugares onde podemos ir audaciosamente onde ninguém ainda se aventurou.

Mercado em desenvolvimento para ambos, parcerias criativas e duradoras este será o fio condutor e não há mais volta: quem crer no contrário estará fadado ao erro e quem sabe ao fracasso. Assim, as empresas de TI que atuam no mercado contábil e tributário precisam encontrar parceiros com que contar, profissionais que se mantenham sempre atualizados nas matérias e juntos se desenvolverem e crescerem.

Autor: Robison Chan Tong
Coordenador do departamento fiscal da ProLink, atua na área desde 1984.

Veja mais notícias nessa categoria

image

Saiba o que fazer na hora de se tornar um franqueado

Quer começar um novo negócio? Conheça algumas dicas que vão ajudá-lo na hora de abrir uma franquia.Antes de abrir uma franquia, faça uma análise do seu perfil profissional e do segmento de franquia…

image

Será que vale a pena optar pela Desoneração da Folha de Pagamento?

Concebida pela Receita Federal em 2011, a desoneração da Folha de Pagamento é uma mudança na forma como o governo tributa as empresas dos setores da indústria, tecnologia da informação, construção…