11 3107-4505

Acesse a área restrita a clientes.

Prestadores de Serviços

4 dicas na hora de abrir uma franquia

07/08/2017 Médicos e clínicas
image

Abrir uma franquia de sucesso é o sonho de muita gente, mas você sabe o que deve ser feito para que tudo dê certo?


Franquias são alguns dos negócios mais promissores da atualidade, porém, no mundo dos negócios, os riscos estão por toda a parte e alguns erros podem virar grandes prejuízos.


Abaixo, trouxemos mais alguma dicas importantes que devem ser seguidas para evitar cair em ciladas:

1 - Confiança

Os franqueadores fornecem perspectivas para o seu negócio com base em pesquisas de mercado e pela própria experiência. Esse é um dos fatores que faz com que franquias sejam mas confiáveis na hora de investir em um novo negócio. Contudo, é preciso coletar o máximo de informações, tanto da franquia quanto da própria natureza do negócio, até mesmo sua região, a fim de encontrar dados cada vez mais sólidos.


Não confie apenas em promessas ou acordos verbais. Uma boa dica para isso é visitar outras unidades de franquias e franqueados da marca e conhecê-los de perto.

2 - Perfil de empreendedor

Como falamos anteriormente, muitos empreendedores têm em mãos marcas e negócios promissores, porém falham por não se adequarem ao seu perfil. É importante reiterar esta informação, pois é fundamental buscar administrar algo que seja de fato relacionado ao seu perfil.

3 - Não mude padrões da rede

Os maiores problemas entre franqueadoras e franqueados são relacionados à inadimplência e à mudança de padrões sem consulta prévia. Esse tipo de situação deve ser evitada e ser levada a sério, mesmo nos mínimos detalhes, quando se trata de franquias. Por isso, caso você não concorde com alguma política da franqueadora, procure opções mais adequadas.

4 - Fique atento ao contrato

Além de pesquisar qual é a melhor opção de franquia, é necessário ter cautela para evitar futuras questões jurídicas. Os contratos entre franqueador e franqueado seguem um determinado padrão. Antes da assinatura do documento, é imprescindível consultar um advogado especialista em franquias, para analisar todas as possibilidades de alteração.


Segundo especialistas, é comum o franqueado assinar o contrato e, às vezes, deixam de cumprir aquilo que foi ajustado no documento. É importante, antes de firmar o contrato, saber que, apesar de se tratar de um contrato padrão, algumas cláusulas podem e devem ser ajustadas. Um exemplo de ajuste é quando um candidato a franqueado possui outro estabelecimento comercial, concorrente com a franquia do contrato, o que geralmente não é permitido. Nesse caso, a recomendação é que o estabelecimento concorrente conste no contrato, sendo importante incluir também o que ocorrerá ao término do contrato.


Outro aspecto importante a ser observado num contrato de franquias, é verificar em caso de conflitos jurídicos qual é o foro eleito no contrato, pois como as franquias atuam no Brasil todo é possível que o foro não seja no local onde a franquia está instalada.


Para evitar conflitos jurídicos, mantenha um bom canal de comunicação com a equipe da franqueadora, evitando dores de cabeça e garantindo o bom andamento dos negócios.

Veja mais notícias nessa categoria

image

Como uma assessoria de contabilidade experiente pode ajudar no crescimento da minha empresa?

Ao contratar um profissional de contabilidade experiente, você terá auxílio desde o momento em que abrir sua empresa (já que esse tipo de serviço é comum para análise do regime tributário mais…

image

Simples Nacional compensa para empresas médicas?

O Regime tributário Simples Nacional gerou um grande alvoroço quando ampliou seu alcance em 2015. Empresas médicas puderam optar pelo regime, mas será que compensa mesmo? Como funciona o Simples Nacional?…